NoEDC.jpg
Buscar
  • Angers Moorse

11 filmes para os apaixonados por automobilismo



Salve, salve, galera! Com toda a questão do coronavírus, praticamente todas as categorias do automobilismo nacional e internacional (NASCAR, Indy, F1 e Motovelocidade, entre outras tantas) foram obrigadas a ficar com os motores desligados por tempo indeterminado.


Mas, para você não ficar sem a dose de adrenalina semanal, preparamos uma lista de filmes sobre automobilismo para não deixar nenhum motor enferrujado. Portanto, vista seu capacete, acione o turbo e pise fundo no acelerador. A partir de agora, adrenalina pouca é bobagem!




1. As 24 Horas de Le Mans (1971)


Filmaço sobre as 24 Horas de Le Mans, com uma pegada mais cinematográfica. Dirigido por Lee H. Katzin, tem no elenco nomes de peso da época, como Steve McQueen, Siegfried Rauch e Elga Andersen.


Uma curiosidade sobre o filme: um dos dublês que pilotavam os carros de corrida perdeu uma de suas pernas ao bater com o carro durante as filmagens. Se isso é apenas um filme, imaginem o que acontece na vida real… tenso!




2. Dias de Trovão (1990)


Tom Cruise dá um show de interpretação no filme, que mostra um pouco do que rola na NASCAR. Apesar da baixa aceitação na época em que foi lançado, vale muito a pena curtir as cenas dos bastidores das provas e os pegas eletrizantes nas pistas, principalmente em Daytona 500, a clássica prova da categoria.


Rusty Wallace e Neil Bonnett, pilotos da categoria, participaram das filmagens nas cenas de corrida. Tom Cruise queria pilotar, mas, por questões de segurança, foi dublado pelo piloto Greg Sacks, da NASCAR. Tom Cruise realmente não tem medo do perigo!




3. Alta Velocidade (2001)


Para quem pensa que Stallone só faz filmes de ação, ele mostra que também manda bem atrás do volante… ou quase. Em um filme repleto de tensão e adrenalina, Stallone é Joe Tanto, um ex-piloto que ajuda um novato a se tornar campeão.


Para dar maior realismo, cenas de provas reais foram utilizadas e pilotos da F-Indy, CART e F1 fizeram as cenas das provas. Entre os pilotos, estão Mika Hakkinen, Jacques Villeneuve, Mika Salo, David Coulthard, Jean Alesi, Max Papis, Kenny Brack, Paul Tracy, Christian Fittipaldi e Maurício Gugelmin. Aliás, foi Gugelmin quem dublou Stallone nas cenas de corrida. Filmaço!




4. Truth in 24 (2008)


O documentário mostra tudo o que se passa na famosa corrida das 24 Horas de Le Mans na visão da equipe alemã Audi. O documentário é narrado pelo ator Jason Statham e tem no elenco pilotos profissionais, tais como Allan McNish, Rinaldo Capello e Tom Kristensen.


A preparação da equipe e dos pilotos, os acertos no carro e a adrenalina da prova são o ponto principal do documentário. Ah, as cenas on-board dos pilotos durante a corrida são de tirar o fôlego!




5. Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão (2010)


O documentário mostra a vida e carreira de um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. Desde a infância, as provas de Kart, o início na categoria na equipe Toleman, passando por Lotus, o tricampeonato mundial na McLaren e o fim trágico na Williams.


No documentário, destacam-se as ultrapassagens marcantes e as batalhas (ou guerras) com Mansell e Prost, a agitada vida pessoal, entrevistas e revelações inéditas e marcantes. Não deixe de assistir!




6. 1: Life on the Limit (2013)


Mais um documentário sensacional sobre a F1. Focado na “Era de Ouro” da categoria, mostra o dia a dia dos pilotos e suas famílias, as apreensões e medos envolvidos, as conquistas e os graves e mortais acidentes.


Entre o elenco, destacam-se os depoimentos de Nigel Mansell, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda e Mario Andretti. Aliás, impossível não se emocionar com o depoimento do “Leão” Mansell!




7. Rush - No Limite da Emoção (2013)


Uma das maiores e mais duras rivalidades da história da Fórmula 1 não poderia ficar de fora da nossa lista. Niki Lauda e James Hunt travaram verdadeiras “batalhas” dentro e fora das pistas. E o filme estrelado por Daniel Brühn e Chris Hemsworth mostra essa disputa de forma brilhante.


O famoso (e mortal) circuito de Nürburgring é o destaque do filme, local no qual Lauda quase perdeu a vida em um terrível acidente. Aliás, o ator Daniel Brühn pilotou um monoposto da F3 em Montmeló, antes do início das filmagens, para entender melhor o funcionamento dos carros de corrida. Um dos filmes mais sensacionais de todos os tempos!




8. McLaren: O Homem Por Trás do Volante (2017)


Dirigido por Roger Donaldson, o documentário/drama mostra o surgimento da famosa equipe McLaren Motor Racing e de seu criador, o visionário piloto, projetista, empresário Bruce McLaren. Desde as primeiras corridas, o projeto de criação da equipe, as primeiras conquistas e as várias tragédias envolvidas.


Destaques para a presença de rivais e ex-pilotos da equipe: Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart, Jack Brabham, Dan Gurney e Mario Andretti, em depoimentos incríveis e emocionantes. Imperdível!




9. Williams (2017)


Impossível falar de Fórmula 1 sem lembrar da icônica figura de Sir Frank Williams. Mas a história dele é tão ou mais marcante que a própria presença na categoria. Desde os primeiros passos como piloto, passando pelo acidente que o deixou paraplégico e a volta ao mundo da F1 ao lado da filha, Claire… tudo é retratado no filme.


Tom Prior interpreta Frank Williams em algumas cenas, e vários pilotos dão seus depoimentos. Mais uma vez, destaque para os depoimentos de Nigel Mansell, Nelson Piquet, Jackie Stewart e Alan Jones. Emocionante!




10. Ferrari: Rumo à Imortalidade (2017)


Falar de automobilismo sem lembrar do cavalinho vermelho é praticamente impossível. A Ferrari marcou história dentro e fora das pistas e, muito disso, graças a seus destemidos e heroicos pilotos. Nesse filme, a trajetória de alguns deles é o ponto central.


Com foco na década de 50 (considerada a mais mortal de todas), possui visual incrível e traz aquela sensação de nostalgia, medo e encanto. Ao mesmo tempo que nos contagia, também nos deixa aos prantos nas cenas dos acidentes. Maravilhoso!




11. Ford vs Ferrari (2019)


Pensaram que ele ia ficar de fora? Nada disso! Não tem como deixar uma das maiores rivalidades do automobilismo estacionada nos boxes. O ano é 1966 e a Ford entra de vez na disputa contra a Ferrari, na famosa corrida das 24 Horas de Le Mans.


Christian Bale e Matt Damon trazem interpretações perfeitas nos papéis de Ken Miles (veterano da Segunda Guerra Mundial e piloto profissional) e Carrol Shelby (designer e engenheiro automotivo). Recheado de cenas hilárias e emocionantes, não deixará sua adrenalina baixar dos 240 Km/h!



Ufa... depois de tanta velocidade, hora de levantar o caneco e dar aquela respirada, afinal, foi velocidade do início ao fim! Sentiu falta de algum filme? Deixe nos comentários. É sempre importante compartilhar conhecimento e descobrir filmes incríveis. Nos vemos na próxima corrida!