NoEDC.jpg
Buscar
  • Angers Moorse

Notícias da semana - 11/08 a 17/08



Salve, salve, galera! Infelizmente, mais uma semana com perdas inestimáveis para a teledramaturgia brasileira. Destaques para o falecimento dos inesquecíveis atores Paulo José e Tarcísio Meira. Com o coração apertado, vamos às notícias.



11/08


  • Teaser do último episódio da 1ª temporada de Superman & Lois é divulgado pela CW. “Last Sons of Krypton” tem direção de Tom Cavanagh e será exibido nos EUA em 17 de agosto, ainda sem data de chegada no Brasil pelo HBO Max. Confira o teaser aqui.

  • Emmy 2021 será ao ar livre, com limitação de convidados. A Academia de Televisão que organiza o Primetime Emmy anunciou que a cerimônia de premiação será realizada no L.A. Live Event Deck, ao lado do Microsoft Theater, em Los Angeles (EUA), onde o Emmy normalmente acontece. Por conta das limitações ainda impostas pela pandemia de Covid-19, haverá limitação de número de convidados, mesmo entre os indicados à premiação, que acontecerá em 19 de setembro. Antes disso, entre 11 e 12 de setembro, os vencedores das categorias técnicas serão revelados no Creative Arts Emmy.

  • Paris Filmes libera nova foto de Turma da Mônica - Lições no Dia Do Estudante. O longa tem estreia prevista ainda para 2021 nos cinemas, mas sem data definida até o momento. Veja a foto aqui.

  • Pat Hitchcock, filha única de Alfred Hitchcock e atriz de Psicose, morre aos 93 anos. A causa da morte ainda não foi confirmada.

  • Versão estendida do livro Poderes das Trevas ganha 1ª edição no Brasil. A versão de Drácula foi publicada originalmente na Suécia entre 1899 e 1900 e terá a versão nacional publicada pela parceria entre as empresas brasileiras Ex Machina e Sebo Clepsidra, a islandesa Sagarana Forlag e a sueca Aleph Bokförlag. A pré-venda ficará disponível pelo Catarse entre os dias 11 de agosto e 10 de outubro.

  • Netflix divulgou pôsteres inéditos da 5ª temporada de La Casa de Papel. A Season Finale terá os primeiros cinco episódios estreando no streaming em 3 de setembro, enquanto os cinco episódios finais serão lançados em 3 de dezembro. Veja os pôsteres aqui.

  • Netflix revela trailer de Clickbait. A série estrelada por Adrian Grenier estreia no streaming em 25 de agosto. Curta o trailer aqui.

  • Samuel L. Jackson anuncia início das filmagens de The Marvels. O ator revelou a notícia através de uma postagem em seu perfil do Instagram. O longa tem previsão de estreia para 11 de novembro de 2022.

  • Série de Brinquedo Assassino encerra as filmagens. O criador e showrunner da produção do Syfy, Don Mancini, confirmou o fim das gravações de Chucky em uma postagem no Twitter. A série será exibida nos canais Syfy e USA Network a partir de 12 de outubro.

  • AMC divulga teaser inédito da 11ª temporada de The Walking Dead. A última temporada da série estreia em 22 de agosto, mas só terá seu desfecho em 2022, quando a terceira e última parte da leva de 24 episódios será lançada. Assista ao teaser aqui.

  • Série Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado ganha data de estreia. A série estreia no Amazon Prime Video em 15 de outubro.

  • Chloe Bennet deixa live-action de As Meninas Superpoderosas. A atriz interpretaria a personagem Florzinha, mas foi obrigada a se desligar da produção por conta de conflitos de agenda devido à decisão da regravação do piloto. Com isso, a série segue sem previsão de lançamento.

  • 3ª temporada de Patrulha do Destino ganha teaser. A nova temporada chega em 23 de setembro na HBO Max. Confira o teaser aqui.

  • A Journal for Jordan ganha novo trailer. O novo filme de Denzel Washington baseado no artigo From Father to Son, Last Words to Live By, de Dana Canedy, estreia em dezembro nos EUA, ainda sem data definida. Curta o trailer aqui.

  • Musical com Andrew Garfield ganha data de estreia na Netflix. Tick, Tick...BOOM! estreia em 19 de novembro no streaming.

  • Paulo José, um dos nomes da dramaturgia brasileira, morre aos 84 anos. O ator que atuou nas novelas Véu de Noiva (1969), O Primeiro Amor (1972), Tieta (1989), Caminho das Índias (2009) e Morde & Assopra (2011), além de outras obras, estava internado há 20 dias e morreu em decorrência de uma pneumonia.

  • Kentaro Miura será homenageado com publicação de capítulo póstumo de Berserk. A revista Young Animal, responsável pela publicação do mangá de Berserk no Japão, anunciou em seu site oficial que publicará em sua próxima edição um capítulo inédito do mangá. A parte especial da história será acompanhada de um livreto memorial especial e um pôster colorido e será lançada em 10 de setembro.

  • Editora Devir anuncia lista de lançamentos para agosto e setembro de 2021. Ao todo, serão cinco novas publicações publicadas no período: Black Science 3, Como Antigamente, Criminosos do Sexo 4, Deadly Class 5 e East of West 3. Em breve, todas estarão disponíveis para pré-venda. Maiores informações podem ser consultadas no site oficial.


12/08


  • Ator Tarcísio Meira, das novelas Irmãos Coragem e O Rei do Gado, morre aos 85 anos. Além das já citadas, o ator protagonizou outras novelas como Guerra dos Sexos, O Tempo e o Vento, O Beijo do Vampiro, Senhora do Destino e A Favorita. Meira foi mais uma das inúmeras vítimas da Covid-19.

  • HBO Max revela sequência de ação inédita da 3ª temporada de Titãs. Os três primeiros episódios da temporada já estrearam na HBO Max, com lançamentos semanais até 21 de outubro. No Brasil, ainda não há confirmação de qual plataforma disponibilizará a nova temporada. Assista às cenas aqui.

  • Una Stubbs, conhecida como a Sra. Hudson de Sherlock, morre aos 84 anos. As causas da morte não foram reveladas pela família até o momento.

  • Joel Kinnaman é investigado por estupro na Suécia. O Rick Flag de O Esquadrão Suicida está sendo investigado por suspeita de estuprar a modelo sueca Gabriella Magnusson (também conhecida como Bella Davis). O ator afirma ter sofrido extorsão e já move ação contra Magnusson. Veja o post do ator no Instagram.

  • Elenco do live-action Avatar: A Lenda de Aang é anunciado. Além do protagonista, que será vivido pelo ator Gordon Cormier (The Stand), Kiawentiio (Anne With an E) como Katara, Ian Ousley (13 Reasons Why) como Sokka e Dallas Liu (PEN15) como Zuko estão confirmados no elenco. A produção ainda não tem previsão de lançamento.

  • Revival de Esqueceram de Mim ganha data no Disney+. Home Sweet Home Alone estreia em 12 de novembro no streaming.

  • Parte 2 do reboot de Gossip Girl ganha previsão de lançamento no HBO Max. A segunda parte da 1ª temporada estreia em novembro, em data ainda a ser definida.

  • O Homem nas Trevas 2 ganha nova prévia comentada. O longa estreia hoje nos cinemas nacionais. Confira a prévia aqui.

  • Venom: Tempo de Carnificina tem estreia novamente adiada. Previsto para estrear em 24 de setembro, o filme agora chegará aos cinemas norte-americanos em 15 de outubro e, no Brasil, em 14 de outubro de 2021.

  • Rede FX libera o primeiro trailer oficial de Impeachment: American Crime Story. A antologia de Ryan Murphy estreia em 7 de setembro nos EUA, ainda sem data para o Brasil. Curta o trailer aqui.

  • 11ª temporada de The Walking Dead chegará ao Brasil pelo Star+. Anteriormente prevista para ser lançada pelo canal pago Star Channel (antigo FOX), a última temporada da série trocou de plataforma e agora chegará ao Brasil junto ao streaming, em 31 de agosto.

  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis ganha novo vídeo promocional. O longa estreia em 3 de setembro de 2021. Assista ao vídeo aqui.

  • Sandra Bullock substitui Lady Gaga em Bullet Train. A saída de Gaga do filme deve-se por conta da pandemia e a produção tem estreia prevista para abril de 2022, ainda sem data definida.

  • Netflix divulga primeiras imagens de Colin in Black & White. A nova minissérie original estreia em 29 de outubro no streaming. Veja as imagens aqui.

  • Série de O Senhor dos Anéis terá sua 2ª temporada gravada no Reino Unido. A data de início da produção da nova temporada não foi anunciada e a série ainda não tem previsão de lançamento.

  • Free Guy: Assumindo o Controle e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis não serão lançados pelo Premier Access. Os dois filmes não estarão disponíveis no streaming Disney+, segundo confirmação do CEO da Walt Disney Company, Bob Chapek. Free Guy tem estreia marcada para o dia 19 de agosto e Shang-Chi para 2 de setembro, ambos somente nos cinemas.

  • Editora JBC anuncia capa e principais detalhes da edição de colecionador do mangá de InuYasha. O mangá de Rumiko Takahashi terá uma versão wideban com 30 volumes no valor de R$ 64,90. A data de lançamento ainda não foi anunciada pela editora. Veja a imagem da capa e confira mais detalhes no site oficial.

  • Série de comédia do Prime Video tem elenco revelado. A série LOL: Se Rir, Já Era será apresentada pelo ator e comediante Tom Cavalcante em parceria com Clarice Falcão e terá as participações dos comediantes Nany People, Thiago Ventura, Bruna Louise, Estevam Nabote, Diogo Defante, Marlei Cevada, Igor Guimarães, Flavia Reis, Noemia Oliveira e Yuri Marçal. A data de estreia não foi divulgada.

  • HBO Max anuncia nomes do seu reality de sobrevivência. The Bridge Brasil terá apresentação de Murilo Rosa e as presenças da cantora Pepita, a atriz Danielle Winits, o cantor Badauí, o ator Fábio Beltrão, a modelo Suyane Moreira, a empresária Paola Santerini, o empreendedor cultural Boaventura Carneiro, o policial civil Diego Del Rio, a modelo Priscila Sena, a atriz e cantora Polly Marinho, a arquiteta Jordana Louise e o empresário e shaper Henrique Fares, entre outros participantes. A data de estreia não foi divulgada pelo streaming.


13/08


  • Netflix libera 4 episódios da temporada final de Grace and Frankie. A 7ª e última temporada terá 16 episódios, com os 12 restantes marcados para estreia em 2022.

  • Ator Andy Samberg compartilhou uma foto dos bastidores das gravações da 8ª temporada de Brooklyn Nine-Nine. A última temporada estreou na última quinta-feira (12 de agosto) nos EUA e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Veja a foto aqui.

  • Nova plataforma de streaming da Disney voltada para o público adulto revela preços da sua assinatura. O Star+ terá disponíveis dois pacotes: o mensal, no valor de R$ 32,90, e o anual, por R$ 329,90. O lançamento está marcado para 31 de agosto.

  • Audiobook de André Vianco é lançado nesta sexta-feira. O autor de terror lançou hoje sua nova história, Ao Meu Redor, que é dividida em 10 episódios e já está disponível exclusivamente em audiobook, pela Storytel.

  • Série de TV de Entrevista com o Vampiro confirma intérprete do personagem Lestat. O icônico vampiro interpretado por Tom Cruise no filme de 1994 ficará sob a responsabilidade do ator australiano Sam Reid (The Hunting). A série contará com 8 episódios em sua 1ª temporada e ainda não tem previsão de lançamento no canal AMC.

  • 3ª temporada de Atlanta ganha previsão de estreia para o início de 2022. A série já está com o 4º ano em produção em Atlanta, após gravações na Europa, que ainda não tem previsão de lançamento.

  • Festival de Cinema de Gramado começa hoje com exibição virtual de filmes. Sem a presença do público devido às restrições da pandemia do coronavírus, o festival terá em sua estreia o filme A Suspeita, sendo exibido no Globoplay e no Canal Brasil, sempre às 21:30 horas. Mais detalhes sobre a programação podem ser consultados no site oficial.

  • Cinebiografia de Luiz Gama entra para catálogo do Globoplay no próximo sábado. Doutor Gama, cinebiografia do líder abolicionista brasileiro considerado herói nacional por seu ativismo contra a escravidão no século XIX, estreia amanhã (14 de agosto) no streaming.

  • Danny DeVito escreverá HQ do Pinguim. O ator foi chamado para escrever uma história do vilão de Batman para uma edição especial da revista em quadrinhos Gotham City Villains, que será lançada em novembro pela DC.

  • Série de Noah Hawley deve estrear apenas em 2023. Segundo informações do chefe do FX, John Landgraf, a série de Alien já está com seu projeto bem encaminhado, mas não revelou maiores detalhes sobre a produção.

  • Duna ganha pequenos teasers focados em personagens principais. O longa estreia em 14 de outubro nos cinemas brasileiros e, de acordo com a janela de exibição, deve entrar 35 dias depois para o catálogo da HBO Max. Confira os teasers aqui.

  • Filme de My Hero Academia terá direção de Shinsuke Sato, de Alice in Borderland. Shinsuke Sato acertou com a Legendary para comandar a adaptação em live-action do popular mangá, ainda sem previsão de lançamento ou detalhes revelados.

  • Emma Stone assina contrato para estrelar sequência Cruella 2. A atriz considerou processar a Disney pelo lançamento de Cruella no streaming Disney+, mas desistiu da ideia com a assinatura do novo contrato. A sequência ainda não tem previsão de lançamento nem teve detalhes revelados até o momento.


14/08


  • Vincent Kartheiser é investigado por comportamento inadequado no set de Titãs. O ator foi alvo de investigações internas da Warner Bros. nos últimos dias por acusações de comportamento inadequado no set, de acordo com o site Deadline. Aparentemente, produtora e ator já entraram em comum acordo, com repreensão de Vincent por parte da Warner e o ator segue no elenco da 3ª temporada, que já estreou nos EUA e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

  • Silvio Santos tem alta e deixa Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O apresentador foi diagnosticado com Covid-19 e foi internado na noite da última sexta-feira (13 de agosto), porém seu quadro clínico está bom e ele seguirá em isolamento em sua residência.

  • Space Jam: Um Novo Legado ganha data de lançamento no HBO Max. O filme estrelado por LeBron James já estreou nos cinemas e chegará ao streaming em 20 de agosto, 35 dias após a estreia nos cinemas.

  • Novas imagens da 11ª temporada de The Walking Dead são divulgadas pelo canal AMC. A última temporada da série estreia em 22 de agosto nos EUA, com os episódios finais para 2022. No Brasil, a temporada será lançada em 31 de agosto junto do lançamento do novo streaming da Disney, o Star+. Veja as imagens aqui.


15/08


  • Free Guy: Assumindo o Controle supera O Esquadrão Suicida nas bilheterias americanas. O longa estrelado por Ryan Reynolds arrecadando US$ 28.4 milhões em seu primeiro fim de semana, superando a marca do filme de James Gunn, que arrecadou US$ 26.5 milhões em seu primeiro fim de semana nos cinemas dos EUA.

  • O Esquadrão Suicida tem queda de 70% nas bilheterias americanas. O longa dirigido por James Gunn deixou a liderança e caiu para a 5ª posição, com um faturamento de apenas US$ 7.7 milhões neste fim de semana.


16/08


  • Netflix divulga fotos inéditas da 3ª temporada de Sex Education. A nova temporada estreia em 17 de setembro. Veja as fotos aqui.

  • Esse Menino, do meme da Pfizer, lança especial de comédia Poodle. Com ingressos à venda por R$ 20 na plataforma evoe até sexta-feira (20 de agosto), a comédia tem 45 minutos de duração e classificação indicativa recomendada para pessoas maiores de 16 anos. O espetáculo também é acessível, com legendas e tradução em libras. Curta o trailer aqui.

  • 20th Century Studios divulga cena inédita de Free Guy: Assumindo o Controle. O longa estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (19 de agosto). Assista à cena aqui.

  • Sony Pictures divulga dois pôsteres inéditos de Venom: Tempo de Carnificina. O longa estreia nos cinemas em 16 de setembro. Veja os pôsteres aqui.

  • Netflix revela elenco completo de The Witcher: Blood Origin. A série derivada de The Witcher terá Mirren Mack (O Refúgio) como Merwyn, Lenny Henry (O Senhor dos Anéis) como Balor, Jacob Collins Levy (O Jovem Wallander) como Eredin, Lizzie Annis como Zacaré, Huw Novelli (The Capture) como Callan “Brother Death”, Francesca Mills (Harlots) como Meldof, Amy Murray como Fenrik, Nathaniel Curtis (It’s a Sin) como Brían, Zach Wyatt (Karen Pirie) como Syndril e Dylan Moran (Black Books) como Uthrok One-Nut, além dos já confirmados Michelle Yeoh, Sophia Brown e Laurence O'Fuarain. A série ainda não tem previsão de lançamento.

  • Marvel Studios revela a primeira sequência de ação completa de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Além disso, foi divulgado um novo promo do longa, que estreia em 3 de setembro de 2021. Confira a cena aqui.

  • O Esquadrão Suicida mantém liderança da bilheteria brasileira em sua 2ª semana. O longa faturou R$ 5.11 milhões entre quinta (12 de agosto) e domingo (15 de agosto), com um total de R$ 14.98 milhões já arrecadados no país.

  • Produção original da Netflix protagonizada por Victoria Justice (Victorious) ganha trailer. Afterlife of the Party estreia em 2 de setembro no streaming. Curta o trailer aqui.

  • G.I. Joe Origens: Snake Eyes não será mais lançado nos cinemas do Brasil. A Paramount confirmou a notícia, mas ainda não informou de que forma ou em qual nova data a produção poderá ser assistida no Brasil. O longa tinha data de estreia marcada para 19 de agosto nos cinemas nacionais.

  • Novo filme de Spawn contrata roteirista Brian Tucker, de Linha de Ação. O longa será estrelado por Jamie Foxx e Jeremy Renner e ainda não tem previsão de lançamento.

  • Scarlett Johansson é confirmada no elenco do novo filme de Wes Anderson. A atriz se junta a Margot Robbie, Tom Hanks, Bill Murray, Jason Schwartzman e Tilda Swinton no novo longa do diretor, que ainda não teve título e detalhes revelados nem possui previsão de lançamento até o momento.

  • Campo dos Sonhos ganhará série comandada pelo criador de The Good Place. Michael Schur será roteirista e produtor-executivo da versão a ser produzida pela Peacock, que ainda não tem previsão de lançamento.

  • Prisioners of the Ghostland ganha novas imagens. O longa estrelado pelo ator Nicolas Cage será lançado nos cinemas nos EUA e em VOD em 17 de setembro. Veja as imagens aqui.

  • Brian Bendis terá suas obras publicadas pela Dark Horse. Segundo o The Hollywood Reporter, o autor de Demolidor, Powers e outras obras terá várias delas publicadas pela nova editora, que ainda não confirmou as datas das publicações.

  • Remake de O Vingador Tóxico tem filmagens concluídas. A informação foi confirmada pelo diretor e roteirista Macon Blair, que não revelou a previsão de lançamento da produção.


17/08


  • Emma Corrin canta música de O Fantasma da Ópera em cena deletada de The Crown. A cena foi divulgada pela Netflix mostrando a performance da música "All I Ask of You", cantada pela intérprete da Princesa Diana na série. Assista à belíssima cena aqui.

  • Marvel Studios revelou um pôster inédito do novo episódio de What If...?. A série de animação do MCU estreou na última quarta-feira (11 de agosto) e possui episódios semanais. Veja o pôster aqui e acompanhe as nossas resenhas no site.

  • Star Wars: Visions ganha primeiro trailer. A antologia de curtas em anime da saga estreia em 22 de setembro no Disney+. Confira o trailer aqui.

  • IMAX revela pôster inédito de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. O longa estreia em 3 de setembro de 2021. Veja o pôster aqui.

  • 7ª temporada de Brooklyn Nine-Nine ganha data de lançamento na Netflix. A nova temporada da série estará disponível no streaming em 13 de setembro.

  • Netflix divulga trailer da última temporada de Cara Gente Branca. A 4ª temporada estreia em 22 de setembro. Curta o trailer aqui.

  • 5ª temporada de The Crown tem novos visuais dos principais integrantes da Família Real Britânica revelados. As fotos mostram o Príncipe Charles (Dominic West) e a Princesa Diana (Elizabeth Debicki). A nova temporada ainda não teve previsão de lançamento anunciada. Veja as fotos aqui.

  • Hotel Transilvânia 4 deve estrear no Amazon Prime Video após acordo milionário. Com o iminente acordo entre o streaming e a Sony Pictures Animation no valor de US$ 100 milhões, o longa deverá estrear somente no streaming. No Brasil, o filme tem previsão de lançamento nos cinemas para 7 de outubro, mas ainda não se sabe se o acordo interferirá na data e na forma de exibição por aqui.

  • 3ª temporada de The Mandalorian começa a ser gravada em setembro. A informação foi divulgada pelo ator Carl Weathers durante participação em um painel dedicado à série na Steel City Con 2021. A nova temporada ainda não tem previsão de lançamento.

  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis terá duas cenas pós-créditos. A informação foi veiculada após o evento de estreia oficial do filme nos Estados Unidos, na última segunda-feira (16 de agosto). No Brasil, o longa estreia nos cinemas em 2 de setembro e não será disponibilizado simultaneamente no streaming Disney+.

  • Atriz Amber Heard compartilha no Twitter um vídeo de seu treinamento para cenas de combate armado para o filme Aquaman and the Lost Kingdom. O longa tem estreia marcada para 16 de dezembro de 2022.

  • HBO libera trailer completo de Scenes From A Marriage. A minissérie estrelada por Jessica Chastain e Oscar Isaac estreia em 12 de setembro. Assista ao trailer aqui.

  • Mistério no Mediterrâneo 2 ganha diretor. Além da confirmação de Jeremy Garelick como diretor do longa da Netflix, Adam Sandler e Jennifer Aniston estão cotados para retornar à sequência do filme de 2019. Ainda não há previsão de lançamento para o filme.

  • Longa sobre Princesa Diana estrelado por Kristen Stewart ganha data de estreia. Spencer tem lançamento previsto para 5 de novembro.

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal celebra 20 anos com edição especial do filme. Batizado de Filme em Modo Mágico, a nova versão trará comentários do diretor Chris Columbus, cenas excluídas, curiosidades dos bastidores e um quiz sobre o filme. A versão foi disponibilizada em Blu-ray e em plataformas digitais nesta terça-feira (17 de agosto).

  • Eminem participará de série produzida pelo rapper 50 cent. Black Mafia Family tem estreia prevista para 26 de setembro de 2021 na Starz.

  • Novo longa pós-apocalíptico estrelado por John Malkovich ganha trailer. The Survivalist estreia em 1 de outubro nas plataformas digitais. Confira o trailer aqui.

  • Randall Park e Sterling K. Brown viverão dupla de protagonistas em comédia da Amazon Studios. O longa ainda não teve nome ou detalhes divulgados, nem previsão de lançamento, mas terá roteiro de Alex Tse, co-criador de Wu-Tang: An American Saga e co-roteirista da adaptação de Watchmen comandada por Zack Snyder, e Park e Brown na produção.

  • Bryan Cranston e Jeffrey Wright são confirmados em filme de Wes Anderson. Além deles, Liev Schreiber, Hope Davis, Margot Robbie, Tom Hanks e Scarlett Johansson estão confirmados no longa de Anderson, que está com as filmagens em andamento na Espanha e com previsão de ser finalizadas em setembro. A produção ainda não teve título e previsão de lançamento revelados até o momento.

  • Filme animado da Mulher-Gato tem elenco de dublagem divulgado. Catwoman: Hunted terá Keith David (Tobias Whales), Kirby Howell-Baptiste (Mulher-Leopardo), Elizabeth Gillies (Mulher-Gato) e Stephanie Beatriz (Batwoman), além de Jonathan Banks (Máscara Negra), Steve Blum (Solomon Grundy), Lauren Cohan (Julia Pennyworth), Zehra Fazal (Talia al Ghul e Nosferata), Jonathan Frakes (King Faraday e Boss Moxie), Kelly Hu (Lince), Andrew Kishino (Yakuza e Domino 6), Eric Lopez (Domino 1), Jacqueline Obradors (La Dama) e Ron Yuan (Doctor Tzin). A animação tem lançamento previsto para 2022, ainda sem data definida.

  • Campanha no Catarse para publicação da edição original de Aventuras do Anjo é lançada. A meta do projeto do artista Flavio Colin é arrecadar R$ 50 mil até o dia 16 de setembro de 2021.



DESTAQUES



Dessa vez não tem como separar nossos dois destaques, pois eles são como faces de uma mesma moeda. É quase impossível separar a carreira de um da carreira do outro, principalmente depois de uma das cenas finais da novela Um Anjo Caiu do Céu (2001), que parecia prever o final dessas duas histórias cruzadas.


Entre o pequeníssimo resumo da carreira desses dois gigantes da teledramaturgia nacional (e até internacional), vemos várias pequenas coincidências ao longo do caminho. Ambos nasceram mais ou menos na mesma época (com apenas 2 anos de diferença), tiveram sua última participação nos cinemas em 2011 e tiveram suas despedidas das novelas com apenas 4 anos de diferença. E mais, faleceram com apenas um dia de diferença.


Eram muito próximos e chegaram a atuar juntos em algumas ocasiões, como na obra O Tempo e o Vento (1985), quando Paulo José era o diretor de núcleo da minissérie e Tarcísio Meira era o personagem Capitão Rodrigo Cambará. Conheça um pouco mais sobre a carreira e a vida desses dois ícones a partir de agora em um pequeno resumo.



Paulo José Gómez de Souza nasceu em 20 de março de 1937 na cidade de Lavras do Sul/RS. Filho de Arlindo Ferreira de Souza e de Maria del Carmen Gómez de Souza, Paulo José iniciou sua carreira em 1961, na peça teatral "Testamento de um Cangaceiro", de Chico de Assis.


A primeira aparição de Paulo José na televisão foi em 1969 na Rede Globo, aparecendo no final da novela Véu de Noiva, de Janete Clair, interpretando o personagem Zé Mário. Entre os anos de 1969 e 2014, ele atuou em mais de 40 programas televisivos, incluindo os grandes sucessos Gabriela (1995, como Alceu), O Tempo e o Vento (1985, como Alvarino), Roda de Fogo (1986, como Celso Rezende), Tieta (1989, como Gladstone), Araponga (1990, como Érico Saldanha), Vamp (1991, como Ivan), Por Amor (1997, como Orestes Greco), Senhora do Destino (2004, como Arthur) e Caminho das Índias (2009, como Profeta Gentileza). Sua última atuação em novelas foi em 2014, em Em Família, interpretando o personagem Benjamin.


Nos cinemas, Paulo José marcou sua presença entre os anos de 1965 e 2011, em aproximadamente 47 obras. Entre os destaques, estão Todas as Mulheres do Mundo (1966), Cassy Jones, o Magnífico Sedutor (1972), Eles não Usam Black-tie (1981), Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1998), O Homem que Copiava (2003) e Saneamento Básico, o Filme (2006). Sua primeira participação foi em O Padre e a Moça (1965) e a última foi em O Palhaço (2011).


Sobre a vida pessoal, Paulo José foi casado com Dina Sfat (que faleceu em 1989), Beth Caruso, Carla Camurati e Zezé Polessa, além da atual companheira Kika Lopes. Teve quatro filhos, sendo três de seu casamento com Dina Sfat (a atriz Bel Kutner, Ana Kutner e Clara) e Paulo Henrique Caruso (da relação com a atriz Beth Caruso).


Paulo José enfrentava há 20 anos o Mal de Parkinson. Ele chegou a ficar internado por cerca de 20 dias no Rio de Janeiro para tratamento, mas faleceu em 11 de agosto de 2021, aos 84 anos, vítima de uma pneumonia.



Tarcísio Magalhães Sobrinho nasceu em 5 de outubro de 1935 em São Paulo/SP. Filho de Raul Pompéia Pereira de Magalhães e de Maria do Rosário Meira, Paulo José iniciou sua carreira em 1957, na peça teatral "A Hora Marcada", de Isaac Gondim.


A primeira aparição de Tarcísio Meira na televisão foi em 1961 na TV Tupi, no teleteatro Noites Brancas, de Geraldo Vietri. Entre os anos de 1959 e 2018, ele atuou em mais de 70 programas televisivos, incluindo os grandes sucessos Almas de Pedra (1966, como Danilo), Irmãos Coragem (1970, como João Coragem), Saramandaia (1976, como Dom Pedro I), O Tempo e o Vento (1985, como Capitão Rodrigo Cambará), Roda de Fogo (1986, como Renato Villar), O Rei do Gado (1996, como Giuseppe Berdinazzi) e Um Só Coração (2004, como Totonho). Sua última atuação em novelas foi em 2018, em Orgulho e Paixão, interpretando o personagem Lorde Williamson.


Nos cinemas, Tarcísio Meira marcou sua presença entre os anos de 1963 e 2011, em aproximadamente 23 obras. Entre os destaques, estão Verão de Fogo (1969), Independência ou Morte (1972), O Caçador de Esmeraldas (1979), O Beijo no Asfalto (1981), O Cangaceiro Trapalhão (1983) e Boca de Ouro (1990). Sua primeira participação foi em Casinha Pequenina (1963) e a última foi em Não se Preocupe, nada Vai Dar Certo! (2011).


Sobre a vida pessoal, Tarcísio Meira tentou ser diplomata, mas reprovou na primeira prova que fez em 1957, ingressando na carreira artística após isso. Foi casado com a atriz e grande amor de sua vida, Glória Menezes, de 1962 até sua morte. Teve um filho, o também ator Tarcísio Meira Filho.


Tarcísio Meira teve uma infecção pulmonar em 2018, o que fez com que ele se afastasse das novelas. Foi internado no último dia 6 de agosto (sexta-feira) junto de sua esposa Glória Menezes em São Paulo, por causa da Covid-19, chegando a ter piora em seu quadro clínico e ficando entubado na UTI, falecendo em 12 de agosto de 2021.


Você deve estar se perguntando: afinal, qual o elo entre os dois atores que os torna tão similares assim? Embora tenham histórias e carreiras até que bem distintas, uma cena da novela Um Anjo Caiu do Céu (2001) justifica e crava essa resposta.


No diálogo entre eles, o personagem Alceu (vivido por Paulo José) diz “Um dia nos veremos no céu”, ao passo que seu rival na novela, João Medeiros (vivido por Tarcísio Meira), responde “Mais perto do que você pensa” (reveja essa cena emocionante e marcante aqui).


Infelizmente, o presságio de 2001 concretizou-se 20 anos depois. Paulo José partiu primeiro para preparar os estúdios no céu e aguardar seu amigo Tarcísio Meira para as gravações da nova novela no paraíso, Dois Anjos no Céu, sob a batuta do também icônico Flávio Migliaccio… é a única explicação para uma coincidência tão triste e assustadora assim.


Aliás, foi justamente com Flávio que Paulo José formou uma das duplas mais icônicas da televisão (Shazan e Xerife em O Primeiro Amor e no seriado derivado Shazan, Xerife & Cia, ambos de 1972). Tarcísio Meira não teve a honra de trabalhar com Flávio, mas agora o trio estará junto em outro plano, contracenando, rindo e contando histórias juntos.


Com lágrimas nos olhos e o coração partido, mas grato por ter acompanhado parte da carreira desses dois GIGANTES, envio meus mais sinceros pêsames e minhas mais profundas orações a todos os familiares, amigos e pessoas que, de uma forma ou outra, tiveram suas vidas e carreiras tocadas por eles.


Certamente, Paulo José e Tarcísio Meira deixaram suas marcas mais profundas dentro da teledramaturgia e do cinema e seus legados jamais serão esquecidos. Ao contrário, honraremos a cada dia tudo o que essas duas lendas representam para o Brasil.



Quais suas lembranças desses dois grandes mestres da televisão brasileira? Quais são seus papéis favoritos de Paulo José e Tarcísio Meira? Deixe nos comentários. Com muita saudade e lembranças, ficamos por aqui. Até a próxima semana… espero que com notícias melhores.