NoEDC.jpg
Buscar
  • Angers Moorse

Resumão - o que rolou na San Diego Comic-Con @AtHome 2020



Salve, salve, galera! Para quem estava na expectativa de ir à San Diego Comic-Con em 2020, teve de se contentar com uma versão online por conta da pandemia. Batizada de San Diego Comic-Con At Home, o evento teve seus percalços e problemas mas, em linhas gerais, podemos dizer que cumpriu com totais méritos sua missão.


O evento aconteceu entre os dias 22 e 26 de julho, de forma 100% online, trazendo vários painéis e um site que permitiu aos usuários acessarem virtualmente stands do evento. Obviamente, há enorme abismo entre as versões online e presencial do evento, uma vez que o grau de imersão proporcionado no modo presencial é indiscutivelmente superior.


Na quarta-feira, a organização do evento disponibilizou no site oficial uma mostra do pavilhão online, mais parecendo uma feira de venda de produtos. Muito embora bem feito e organizado, o site não tem aquela mesma magia que temos ao dar de cara com os stands atrativos e coloridos, que nos hipnotizam e fazem nossos olhos brilharem.


Empresas como Bandai, BlueFin, McFarlane Toys e Funko aproveitaram seus espaços para divulgar os novos brinquedos e colecionáveis de Dragon Ball, Transformers , DC (Azrael, Coringa, Flash e Cyborg), O Âncora e Pokémon, entre outros… uma coisa mais fofa que a outra! Não tem como não dar aquela coceirinha na carteira e sair do evento sem levar, ao menos, um mimo desses.


O Artists' Alley, que, na minha opinião, é uma das áreas mais bacanas de eventos desse tipo (afinal, é onde descobrimos novos talentos, revelações e obras maravilhosas e surpreendentes), continua com o mesmo problema da versão presencial: escondido, com tamanho reduzido deixado de lado… isso meio que desvaloriza aquele profissional que está tentando encontrar seu espaço e vê no evento uma oportunidade de mostrar seu trabalho ao público. A organização do evento perdeu uma chance dourada de corrigir essa falha.


Por falar em falhas, vários vídeos transmitidos via YouTube foram bloqueados por questões de direitos autorais. A organização do evento se “virou nos 30” para resolver os problemas. Uma dessas falhas deu-se durante a leitura do roteiro por parte do elenco de Star Trek, em um dos painéis da saga. Apesar de resolverem rapidinho a questão, foi um ponto negativo para a organização do evento no primeiro dia. Vamos dar um pequeno desconto para eles porque é a primeira vez na história que o evento é realizado online… então, está todo mundo aprendendo a fazer eventos em meio virtual e erros ocasionais podem (e vão) acontecer.


Mas não é somente para falar dos pontos negativos que estamos aqui… teve muita coisa boa rolando! Um ponto extremamente positivo do evento foi a forma como organizaram os conteúdos das Watch Parties, que são reuniões com parceiros de streaming e que reúnem várias pessoas, proporcionando ótimas discussões em grupo sobre filmes, séries, animes, documentários, musicais e afins. Conseguiram construir um ambiente bem organizado, que não deixou muitos assuntos perdidos no vácuo do desconhecimento.


Outro ponto positivo foram os espaços reservados ao público infantil. Cartoon Network Nickelodeon e Lego destinaram parte de seus espaços para jogos interativos e atrações para a criançada (e aos mais crescidinhos também)... foi uma bela forma de atrair maior público e incentivar novos adeptos à cultura nerd/geek.


Agora, vamos falar sobre o ápice do evento: os painéis. Teve para todos os gostos e preferências. HQs, animes, mangás, desenhos, filmes, séries, documentários e musicais… ninguém faltou à festa! Como fica difícil (e extenso) elencar tudo o que aconteceu nos cinco dias de evento, fizemos um Top10 dos painéis realizados.


Ressalto que a escolha dessa lista é algo mais pessoal, portanto, não se sinta ofendido ou triste se não colocamos sua atração favorita aqui. Certamente, não foi por não a considerar interessante ou importante… é que sempre tem aquelas que batem mais forte no nosso coração. Então, sem mais delongas, vamos à lista dos melhores painéis:




10. Truth Seekers


Para começar bem o evento, tivemos o painel da série de Nick Frost e Simon Pegg, descrita como mistura de terror e comédia, com inspiração em Arquivo X. Além deles, o painel contou com os produtores Nat Saunders e James Serafinowicz, que divulgaram o primeiro teaser e discutiram o que vem pela frente… chegando coisa boa nessa série que, até agora, não tem data de lançamento oficializada. Ansiedade pouca é bobagem!




9. Looney Tunes Cartoons


E teve espaço para a nostalgia infantil nos painéis do evento, sim senhor! A equipe de produção da nova versão de Looney Tunes bateu aquele papo descontraído, cheio de histórias da produção original dos anos 40, além de divulgar um curta inédito com Gaguinho e Patolino. Valeu cada minuto do painel!




8. Duna


Quem é apaixonado por essa obra prima da ficção científica só teve motivos para comemorar e curtir o painel com os escritores Brian Herbert e Kevin J. Anderson. Os dois anunciaram o lançamento de novos livros e adaptações em quadrinhos baseados em Duna. Dois boxes de livros com prefácios de Brian Herbert (filho do autor original, Frank Herbert, e administrador de seu legado), Dune: The Duke of Caladan (primeiro livro de uma nova trilogia de Duna) e Dune: House Atreides (adaptação em HQ’s do livro com mesmo nome), são algumas das novidades que chegarão em breve. Haja coração para tanta coisa boa!




7. The Boys


Para quem curte a série, os produtores Seth Rogen e Evan Goldberg trouxeram uma ótima notícia: teremos uma terceira temporada em breve! O painel contou com as presenças de Karl Urban, Jack Quaid, Antony Starr, Erin Moriarty, Jessie T. Usher, Laz Alonso, Chace Crawford, Tomer Capon, Karen Fukuhara e Aya Cash, contando várias histórias engraçadas. Aliás, Urban é uma figuraça!




6. Vikings


A série está chegando ao seu final (snif!), o que fez com que o painel fosse o segundo mais visualizado do evento, perdendo apenas para Os Novos Mutantes (falaremos sobre ele mais à frente). O painel trouxe muita informação relevante para os fãs, embora Michael Hirst não tenha trazido muitas novidades sobre a sexta temporada da série. Além disso, foram levantadas questões importantes sobre o legado que a série deixará para frente. Chega logo, Season 6!




5. Charlize Theron


Você pode até não gostar dela ou do jeito dela (conheço pessoas assim), mas uma coisa é inegável: ela é única! A atriz esbanjou charme e simpatia durante o painel, falando sobre sua evolução nos papéis de ação em filmes como Uma Saída de Mestre, Æon Flux, Mad Max: Estrada da Fúria e The Old Guard, entre vários outros. Ainda, destacou a evolução feminina nos cinemas e fez questão de elogiar a diretora Patty Jenkins pelo seu belíssimo trabalho ao elevar o padrão dos filmes de ação com mulheres em papéis principais. Para finalizar, fez uma analogia interessante de Furiosa com Ripley, da saga Alien. Fora isso, só tenho uma coisa a dizer: que mulher linda… socorro!




4. Constantine


Keanu Reeves mostrou porque é o queridinho dos fãs… o cara é demais! Na comemoração de 15 anos do clássico Constantine, o ator esteve junto do elenco do filme e esbanjou carisma, simpatia, sorrisos e alto astral ao lembrar das histórias envolvendo o longa... pena que não rolaram spoilers ou novidades sobre uma futura continuação (especula-se que ela acontecerá e que Reeves já teria topado a idéia). Falando em Constantine, foi legal saber que, a princípio, o filme não estava sendo levado muito a sério pelos produtores dos estúdios e de que foi sofrido convencê-los de que o filme seria um sucesso. Ainda bem que o papo e o trabalho duro dessa galera provaram que estavam mais que certos!




3. Star Trek


Como prometido, o Star Trek Universe (STU) veio recheado de anúncios e novidades. Além das divulgações e novidades sobre as séries Star Trek: Lower Decks, Star Trek: Prodigy, Star Trek: Picard e Star Trek: Strange New Worlds, teve até debate psicológico sobre a inteligência emocional de Luke Skywalker x Jean-Luc Picard, Além disso, um papo pra lá de interessante com Erin Macdonald, astrofísica e consultora científica de todas as séries do Trekverso… a propósito, esse papo foi maravilhoso de assistir!




2. His Dark Materials


Meu coração quase saiu do corpo ao ver o teaser da segunda temporada dessa série que já conquistou meu coração desde o primeiro episódio! O painel contou com as presenças de Jane Tranter e Jack Thorne, Ariyon Bakare, Andrew Scott, Amir Wilson, Ruth Wilson, Dafne Keen e Lin-Manuel Miranda, em um papo cheio de alto astral e energia positiva. Além disso, foi revelado que Phoebe Waller-Bridge estará na 2ª temporada, dando voz a Sayan Kötör, a daemon de John Parry, personagem de Scott. A Season 2 promete ser fantástica, afinal, é de longe a série que conseguiu melhor adaptar a história dos livros até agora. Ah, antes que eu esqueça… a Dafne é uma fofuuuuuuura!!!




1. Os Novos Mutantes


Sinceramente, eu não estava botando muita fé no filme e estava receoso em assistir ao painel… mas resolvi encarar. Se arrependimento matasse, eu já estaria enterrado a essas horas se não tivesse assistido ao painel… foi insano! A sinergia, as brincadeiras e o alto astral entre os participantes - que contam com nomes de peso como Anya Taylor-Joy, Maisie Williams e Alice Braga - foi de arrancar o queixo e jogar longe! Ah, para completar, o trailer divulgado durante o painel me encheu de hype para assistir ao filme. Se não estiverem de trolagem e se o trailer for apenas um pedacinho de tudo o que vem no filme, preparem-se para ser surpreendidos com um filme épico!


Minhas considerações finais sobre o evento? Valeu muito a pena. Obviamente, algumas coisas não saíram como o esperado e podem ser melhoradas para uma próxima ocasião (espero que nunca mais seja preciso realizar evento online por causa de pandemias). Mesmo o que saiu errado na versão online pode ser usado para corrigir ou evitar falhas nas edições presenciais posteriores.


O que importa é não deixar o espírito do evento morrer. Mesmo com a baixa audiência online, o evento pode ser considerado um sucesso, pois alcançou seu objetivo principal: trazer várias novidades do mundo nerd e geek aos fãs. Embora as ausências de DC e Marvel tenham sido obviamente sentidas (as duas gigantes farão seus próprios eventos online nos próximos meses), não faltaram novidades para nós!



E você, chegou a acompanhar o evento? Algum painel em especial chamou sua atenção? Deixe nos comentários. Por hoje, é isso. Continuamos antenados nos próximos eventos. Até lá!