NoEDC.jpg
Buscar
  • Gisele Alvares Gonçalves

Retrospectiva 2019 - os 5 melhores filmes do ano

Olá, minha gente amada, tudo bem com vocês? Espero que a virada de ano tenha sido maravilhosa, e que 2020 traga todas as realizações com que nós sonhamos e para as quais nos dedicamos! Mas hoje eu não estou aqui para falar deste ano lindo que está começando... Na real, estou aqui para fazer uma retrospectiva dos pontos altos do cinema de 2019, principalmente daqueles filmes que por mim foram resenhados aqui no site. A ideia é mencionar os cinco melhores filmes do ano de 2019, de acordo com meu julgamento, e lista-los por ordem crescente de qualidade. Para quem não viu nenhum desses filmes, não precisa se preocupar, pois esta matéria não terá spoilers, e além disso será ótimo para pegar dicas de novos longas-metragens para ver. Já prepararam a pipoca? Então lá vamos nós!


5º – O Gênio e o Louco

Filme incrível e eu nem consigo começar a descrever o quanto. Enredo profundo, emocional e dramático ao extremo, o qual ganhou vida através das atuações de qualidade de Mel Gibson e Sean Penn. Natalie Dormer também brilhou no papel de Eliza Merrett, mostrando cada vez mais a sua versatilidade e talento artístico. O figurino é bastante sóbrio, o que está completamente de acordo com o clima pesado do filme, e a direção mais orgânicas, com a câmera em movimento, te leva para dentro das emoções dos personagens. Este é um filme para refletir, para chorar e para se questionar sobre o passado, deixando aquela curiosidade sobre como as coisas realmente aconteciam no século XIX dentro de um sanatório. Para quem gosta de longas-metragens de conteúdos mais densos, que envolvam a História, esse é um prato cheio. Para quem ainda não conhece muito o estilo, convido a todos para assistir a essa grande obra-prima, pois eu garanto que, se você gosta de qualidade, vai certamente apreciar este filme.

P.S.: É preciso avisar que há cenas chocantes e um tanto perturbadoras, e talvez não seja um filme que eu recomendaria para pessoas muito sensíveis.




4º – Downton Abbey


Filme maravilhoso em muitos aspectos, especialmente para quem é fã da série televisiva. Atuações incríveis, cenário impecável, figurino e direção de arte de tirar o fôlego. O humor britânico da Violet Crawley é ácido e certeiro, assim como a atuação maravilhosa de Maggie Smith, que é a verdadeira rainha do filme. Estes certamente são os aspectos mais positivos do filme, que desbanca facilmente muitas outras produções em tais quesitos. Downton Abbey é um filme sobre as mudanças no tempo, sobre o quanto algumas pessoas penam com as tradições que vão se perdendo, e o quanto outras sofrem exatamente pelo perdurar de certos aspectos sociais. É sobre o choque entre pensamentos, e a harmonia entre eles, e uma reflexão sobre como as perspectivas sobre passado e futuro sempre estão nos afetando. Downton Abbey tinha tudo para ter uma classificação melhor neste ranking, porém acredito que a trama poderia envolver dramas mais pesados, como muitas vezes tivemos durante as temporadas das séries. Ainda assim, é um grande filme para se assistir, e mesmo aqueles que não conhecem a série podem se divertir com ele, não existindo qualquer contraindicação para este longa-metragem. Para quem ama os anos 20, Downton Abbey é quase uma obrigação.


Link para a resenha do filme




3º – Uma Segunda Chance Para Amar


Atuações incríveis, enredo coerente, figurino e cenários com grande significação para a interpretação da trama. O plot twist pode ser apenas parcialmente desvendado antes da hora, e acaba dando um grande impacto emocional quando tudo é revelado para o público. Pela questão de ter um desenvolvimento tão coerente e denso para a personagem principal, certamente este longa-metragem mereceu uma posição nesta lista dos melhores filmes de 2019, assim como merece se tornar um clássico entre os filmes de comédia romântica, uma vez que é ainda muito mais profundo do que alguns bastante famosos dos anos 90. É um filme para quem gosta de se emocionar, de se apegar ao casal principal e de sentir toda a magia do amor através dele, bem como aqueles que adoram um bom longa-metragem que transborda de clima natalino. Se você gosta de rir e de chorar com a mesma produção, não pode perder de assistir a Uma Segunda Chance Para Amar, pois este filme é especialmente perfeito para você!


Link para a resenha do filme




2º – A Música da Minha Vida


O trailer nem chega perto de mostrar a profundidade desta trama, que aborda tantos assuntos importantes para a atualidade. Através de Javed Khan, nós voltamos para a Inglaterra dos anos 80 e acompanhamos os problemas de desemprego que estavam ocorrendo no período, bem como a agressão que os imigrantes asiáticos sofriam. Para além destes problemas macros, Javed também enfrentava algumas tribulações dentro de sua família que, mantendo as tradições paquistanesas, acabava por ser bastante rígida em relação aos sonhos que Javed alimentava. O texto é muito bem desenvolvido, e por todos os lados nós percebemos as tensões que permeiam a vida deste jovem, até que ele descobre a música de Bruce Springsteen e através dela se comunica com o mundo, e com seus próprios sentimentos. A primeira vista pode parecer apenas mais um filme adolescente, porém eu prometo que é muito mais que isso, e que sacia qualquer cinéfilo que procura por qualidade. Convido a todos, então, a assistirem a este longa-metragem, com toda a convicção de que vocês irão se surpreender!


Link para a resenha do filme




1º – A Batalha das Correntes


Enfim chegamos ao grande vencedor! Tudo bem, eu sei que este filme é uma estreia de 2017, porém ele somente veio ao cinema nacional em dezembro de 2019, e por isto aqui eu o coloco, merecidamente em primeiro lugar nesta lista. Neste filme temos tudo: direção, atuação, roteiro, tudo levado a um nível que irá agradar ao mais seletivo cinéfilo. A tensão criada entre os dois personagens principais, Thomas Edison e George Westinghouse, é muito bem trabalhada em todos os níveis da produção, fazendo o espectador questionar o significado de ética, e o quanto um personagem pode chegar à área cinza da moral. Para mim, este filme foi o melhor exatamente por causa da reflexão que ele suscita, e também por causa da direção de Alfonso Gomez-Rejon, que conseguia transmitir inúmeras mensagens mesmo quando nada era dito. Este é um filme sobre o nascimento da luz elétrica, um filme sobre grandes homens... Um filme, em suma, sobre a história da modernidade, e sobre a invenção que permitiu a criação de toda a nossa cultura tecnológica. Acredito que nada mais precisa ser dito para mostrar o quanto esse longa-metragem é maravilhoso.


Link para a resenha do filme




E aí, o que acharam desta lista? Digam nos comentários quais desses filmes vocês já viram, e quais ainda pretendem assistir. Não esqueçam, também, de curtir a página no facebook, e de deixar um like no post dessa matéria, pois isso nos ajuda a chegar até mais pessoas. Contamos com vocês para melhorarmos o nosso alcance nas redes sociais! Um beijo a todos, e até a próxima.


Gisele Alvares Gonçalves