NoEDC.jpg
Buscar
  • Angers Moorse

Star Wars Day - 10 filmes com referências a Star Wars



EU SOU SEU PAI.

Salve, salve, galera! Se você já sentiu aquele friozinho na barriga ao ouvir essa frase, então está no lugar certo! No dia 4 de maio, comemoramos o chamado Star Wars Day, um dia reservado para comemorarmos e celebrarmos essa que é a maior franquia da história dos cinemas.


Quem nunca ouviu falar de Chewbacca, Obi-Wan Kenobi, Han Solo, Luke Skywalker, Princesa Leia e Darth Vader? Certamente, algum desses personagens se tornou seu favorito em algum momento da vida (o meu é o Han Solo, disparado). Mas você sabe como a data comemorativa surgiu?


Inicialmente, a data refere-se a um jogo de palavras em Português ao se traduzir a célebre frase da saga “May the force be with you”. Muitos fãs começaram a usar “May the Fourth be with you”, algo como “Que o 4 de Maio esteja com você”. A onda acabou pegando e um grupo de fãs da saga decidiu fazer um encontro na cidade de Toronto, no Canadá, em 2011.


A partir daí, a data ficou marcada no calendário nerd como o Star Wars Day… e é por isso que estamos aqui hoje, afinal, não poderíamos ficar de fora dessa festa! Afinal, todos temos trevas e luz dentro de nós e, assim como nossos heróis e vilões, temos uma longa jornada de autoconhecimento e superação pela frente.


A própria história de Star Wars é um baita exemplo de superação. Quando George Lucas propôs à 20th Century Fox a ideia de se fazer um filme de ficção científica no espaço, recebeu um belo e sonoro “toco” da empresa, alegando que um filme desse tipo não teria créditos entre o público. Mesmo assim, permitiu que Lucas ficasse com todos os direitos do filme.


Resultado: o primeiro filme intitulado à época apenas Star Wars faturou mais de U$ 775 milhões em bilheterias, além de faturar sete estatuetas no Oscar. Após, pegou toda a grana e fundou sua própria empresa, a LucasFilms, responsável por dar continuidade aos projetos e a transformar o primeiro filme em uma das maiores e mais bem sucedidas franquias de todos os tempos.


Curiosidade: o primeiro filme ganhou o subtítulo o subtítulo Episódio IV - Uma Nova Esperança somente após o lançamento de Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca, lançado em 21 de maio de 1980. Depois disso, muita coisa aconteceu e, em 2012, Lucas vendeu a LucasFilms para a Walt Disney Company por U$ 4 bilhões… brinca com o Tio George que eu quero ver!


Não preciso ficar mergulhando em toda a história do universo, pois os fãs já a conhecem de ponta a ponta. Seja através de filmes, quadrinhos, séries, animações e tantas outras fontes, os fãs da franquia são os fãs mais fiéis de todo o universo, sem a menor sombra de dúvidas. Pude ter essa certeza quando fui ao cinema na pré-estreia de Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker. FOI DE ARREPIAR a sensação!


Dada a devida introdução, você já parou para contabilizar quantos filmes ou séries já fizeram referências ao universo de Star Wars? Não? Te peguei, hein! Pode ficar tranquilo, porque nem eu consegui fazer isso, afinal, é praticamente IMPOSSÍVEL relacionar todas as referências. Logo, pegamos 10 filmes, séries e animes que já referenciaram algo de Star Wars em suas produções… além de um bônus. Preparou a pipoca? Então, mãos no balde e foco na nossa lista!



1. E.T. – O Extraterrestre (1982)


Embora haja muitas referências à saga neste filme, uma das cenas se destaca mais. Durante as festas de Halloween, uma das crianças se fantasia de Mestre Yoda, o sábio mestre de Luke Skywalker.


2. De Volta Para o Futuro (1985)


Na cena em que Marty McFly tenta convencer seu pai, George, a convidar sua mãe, Lorraine Baines, para ir ao baile da escola. Para isso, ele se diz ser Darth Vader, além de usar uma voz robótica bem parecida com a do icônico vilão.


3. S.O.S. Tem um Louco no Espaço (1987)


Naturalmente, por ser uma paródia baseada inteiramente na franquia Star Wars, o filme traz inúmeras referências e bordões, além de trazer uma Princesa Leia gatíssima e versões de Chewbacca, Darth Vader e C3PO pra lá de malucas.


4. Toy Story 2 (1999)


Entre as várias referências dentro da sequência da animação, uma delas se destaca: na luta entre Buzz e Zurg, o vilão repete o mesmo gesto de Darth Vader e diz o famoso bordão a Buzz “I am your father”.


5. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)


Vida longa a Harrison Ford! Quer referência maior que essa? O próprio Han Solo é o Indiana (ou vice-versa). Em uma das cenas do filme, Indiana solta a frase “I’ve got a bad feeling about this”, famosa e ocorrente em quase todos os filmes da franquia Star Wars.


6. Pagando Bem que Mal Tem (2008)


Aqui, a premissa é bem simples mas muito divertida: dois atores fracassados decidem produzir um filme pornô, na tentativa de reverterem a situação financeira desfavorável. E, entre os temas escolhidos, um deles é justamente a franquia Star Wars.


7. Deu a Louca no Aladim (2015)


Além de trazer a história de Aladim e o Gênio da Lâmpada de uma forma que você nunca viu antes, o filme traz algumas referências à franquia, incluindo a famosa frase de Darth Vader a Luke Skywalker “I am your father”.


8. Capitão América: Guerra Civil (2016)


Até a Marvel já fez referências à franquia em uma das cenas de ação do filme. Durante a luta no aeroporto, quando o Homem-Aranha diz que pretende laçar as pernas do Homem-Formiga para o derrubar, ele diz que é como em um filme bem antigo, referência direta à cena em que a Aliança usa a mesma estratégia para derrubar um dos AT-AT (All Terrain Armored Transport) na Batalha de Hoth no filme Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (Steve Rogers entendeu a referência).


9. My Hero Academia (2019)


Um dos animes mais aclamados da atualidade também traz várias referências à franquia, incluindo lutas de sabre de luz e o principal antagonista, All For One, que é muito parecido com Darth Vader, incluindo as motivações maléficas, corpos deformados, roupas pretas e o uso de uma máscara para o ajudar a respirar.


10. Os Simpsons (2021)


Achou que a família mais maluca (e querida do mundo) ficaria de fora dessa festa? Nada disso! Em um curta animado lançado nesta data, Maggie Simpson in The Force Awakens From Its Nap, a caçula da família embarca em uma aventura pelo universo de Star Wars em busca de sua chupeta roubada, passando por vários personagens da saga, incluindo o simpático e amado androide BB-8.


MENÇÃO HONROSA: Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)


Mais um filme do UCM que não escapou das referências. No longa, Steve Rogers anota em uma caderneta coisas sobre as quais ele precisa aprender após ser descongelado em Capitão América: O Primeiro Vingador. Detalhe: em cada país, os itens da caderneta mudam, COM EXCEÇÃO de Star Wars (mais uma referência para Steve Rogers).



E então, gostou das referências? Lembra de mais algum filme, série ou anime que tenha referências à Star Wars? Deixe para nós nos comentários. Ficamos por aqui, já preparando aquela pipoca esperta para comemorar este dia tão especial com um bom filme da franquia. E lembre-se:


QUE A FORÇA COM VOCÊ ESTEJA, JEDI!!!