NoEDC.jpg
Buscar
  • Angers Moorse

WandaVision - Episódio 6



Salve, salve, galera! Se o episódio 5 já foi de surtar até mesmo os fãs mais desacreditados da série, o episódio 6 veio para não deixar dúvidas de que a coisa aqui é insanamente mais maluca e diferente de tudo o que você já viu. Bem que o Kevin Feige falou que a Wanda é o ser mais poderoso do UCM… neste episódio, começamos a entender o porquê da afirmação dele.


Antes de entrarmos a fundo na trama, vale ressaltar que, mais uma vez, a produção caprichou no visual do episódio, bem na pegada de anos 80/90. Se você assistiu à série Malcolm in the Middle, vai perceber que ela serviu como principal influência aqui, tanto pela trama sutilmente similar quanto pela abertura.


Se você já leu os quadrinhos, com certeza deu aquela surtada básica ao ver as caracterizações de Wanda, Visão, os gêmeos e Pietro para o Halloween em Westview. A fidelidade das fantasias em relação às HQs deixou todos nós com aquele sorrisão de orelha a orelha e faltando espaço. Mas calma, porque esse sorriso vai acabar daqui a pouco.


Ainda falando sobre os uniformes, o traje do Visão (carinhosamente apelidado de “pirulito” por Pietro no final do episódio 5) ficou insano! Quase um Chapolin Colorado em verde e amarelo (rindo sozinho com a referência aqui), para deleite e novas gozações do cunhadão.


Tivemos a alegria (e põe alegria nisso!) de ver Wanda usando o uniforme dos quadrinhos da Feiticeira Escarlate em cena! Além de ter ficado perfeito para a atriz (aliás, tudo nela é maravilhoso), deu aquele ar de vilã sexy e maléfica… tem como não suspirar com nossa feiticeira favorita?


Sobre Pietro (Evan Peters), Billy (Julian Hilliard) e Tommy (Jett Klyne), os trajes dos quadrinhos também foram muito bem utilizados no episódio. É maravilhoso ver como o pessoal se preocupa com cada detalhe na produção, fazendo com que a experiência seja cada vez mais imersiva, principalmente para quem já leu as HQs.


Não à toa, a série já é considerada a mais assistida no mundo, e isso no quinto episódio. Tem série que inicia e termina com uma penca de temporadas e nem chega perto disso. Cada detalhe, cada referência, cada mínimo aspecto é levado em conta para proporcionar aquela sensação de imersão gostosa em cada episódio.


Bem, agora que já demos aquela babada básica pela série, vamos ao episódio em si. Ele começa após a chegada de Pietro e se passa durante o Halloween na cidade. Visão dá aquela desculpinha esfarrapada para ficar sozinho, pois ainda está com a conversa inacabada do episódio 5 ecoando e pretende encontrar respostas.


Enquanto isso, Wanda, Pietro e os gêmeos resolvem curtir o dia… e é aí que as coisas começam a ficar malucas. A começar pela cena em que Wanda, ao despedir-se de Visão e fechar a porta, toma um baita susto (e eu junto) com a careta do irmão. Juro que achei que Wanda tinha visto o cramulhão ao olhar para Pietro (ainda não foi dessa vez), mas foi só uma brincadeira (não faz isso comigo, pô!).



Precisamos destacar um ponto importante (quase fundamental) da trama, que são as constantes memórias da infância em Sokovia de Pietro e Wanda. Volta e meia, ele manda alguma lembrança à irmã, que tem a recordação dos fatos, mas diz que não eram da forma como ela se lembrava. E outra, durante a noite de Halloween ele fala coisas sobre o papel dele e diz que era isso que a irmã queria… estranho, não acha?


Por exemplo, a história das noites de Halloween em sua cidade natal, principalmente uma em que os dois, quando crianças, vão até uma casa pedir doces e, quando a porta é aberta, uma senhora acaba oferecendo a eles um arenque (peixe). Dentro da literatura policial, o arenque simboliza um desvio de uma conclusão padrão, por conta de pistas falsas ou alterações de contexto. Ou seja, é a Marvel trolando a gente… ou não?


Mais à frente, Pietro e os sobrinhos tocam o terror na cidade, aprontando com a galera da vizinhança enquanto Wanda tenta descobrir o paradeiro de Visão com Herb disfarçado de Frankenstein. Detalhe estranho: como ele sabia das traquinagens do trio antes de elas acontecerem? Quem estava passando as informações para ele? E outra: em determinado momento, ele pergunta a ela se quer que ele mude alguma coisa… como assim? Mudar roteiro? Tem coisa aí.


Momento surtada: tivemos o primeiro vislumbre dos poderes dos filhos de Wanda e Visão… e não são poucos não! Tommy ganhou poderes de supervelocidade, iguais aos do Mercúrio, e Billy mostrou alguns poderes de telepatia e controle do tempo (ele conseguiu paralisar o irmão usando supervelocidade). Nos quadrinhos, as coisas são ainda mais sinistras, com direito a controle de realidade e poderes mágicos… puxou a mãe!


Uma coisa bacana e intrigante foram as conversas entre Wanda e Pietro sobre o passado deles. A perda do sotaque sokoviano, as memórias da infância, a aparência e os questionamentos sobre os poderes da irmã acabaram deixando Wanda com a pulga atrás da orelha. Ela ainda não está convencida de que é o mesmo Pietro, embora ele saiba de informações de seu passado, além da relação bacana com seus filhos.


Se teve uma coisa de sobra nesse episódio foram justamente as conversas reveladoras (e intrigantes) entre os dois. Em uma delas, Pietro questiona sobre como ela conseguiu esconder as crianças, sobre as usar apenas no especial de Halloween, as relações entre os moradores e até os melhores empregos. E mais, ele fala sobre como a irmã lidou com a ética do cenário (???).



Agora, o momento que me fez dar um pulo é quando Wanda se distrai um pouco e, ao olhar para o irmão, vê ele morto, com as mesmas marcas de tiros que o Pietro original teve em Vingadores: Era de Ultron. Mais uma quebra de realidade para ela, que já havia visto o próprio marido morto em episódios anteriores.


E mais: novamente, ela afirma que não tem total controle e não sabe como tudo começou. Apenas sentiu um vazio infinito, um sofrimento indescritível. E aí fica a questão: ela surtou sozinha ou alguém aproveitou a fragilidade para assumir o controle? Mais um ponto a destacar: por que diabos as crianças não podem passar da Avenida Ellis? O que tem depois dela? Talvez Visão nos dê a resposta.


Irmãos à parte, vamos falar agora sobre Visão. Algumas das cenas envolvendo o herói que apareceram nos trailers finalmente foram apresentadas nesse episódio. Em uma delas, ele faz um sobrevôo na cidade, já com seu uniforme original dos quadrinhos. Aos poucos, vai verificando vários bugs na realidade, como pessoas fazendo movimentos repetitivos e inclusive chorando (a cena da mulher pendurando o lençol é de gelar até os ossos e estremecer o coração). Ele percebe que essas pessoas estão sofrendo muito e que algo precisa ser feito.


Nesse ponto, mais uma referência dos quadrinhos é jogada na nossa cara. Se você leu nossa resenha do episódio 5 (se não leu, corra já para lá antes de prosseguir), soube que quando Wanda não estava pensando nas crianças, elas desapareciam. Aqui, porém, parece que isso acontece quando ela não está pensando nas pessoas mais próximas, ou seja, quanto mais longe dela e mais próximas à borda da redoma, mais as pessoas ficam estáticas… macabro!


Em outra cena que nos deixou cabreiros foi quando ele tira Agnes do transe e ela revela que ele era um dos Vingadores e que ele está morto. E ainda diz que Wanda não deixa ninguém sequer pensar em sair da cidade. E, depois daquela risada macabra que aparece nos trailers, Visão coloca ela novamente em transe e diz que tentará entrar em contato com alguém “de fora”.



E é nessa parte que minhas pulgas novamente deram o ar da graça. A reação dela no final da cena é, no mínimo, muito suspeita. Parece que ela ou conseguiu bloquear a volta ao controle mental ou que sempre esteve fingindo e é a única pessoa consciente dentro da realidade. Ou seja, tá bem na cara que ela é a Agatha Harkness e, possivelmente, a antagonista da trama. Antes de prosseguir com as aventuras de Visão do outro lado, precisamos dar uma mergulhada no núcleo externo da trama.


Do lado de fora, Hayward acaba tretando com Darcy, Monica e Jimmy. O chefe da S.W.O.R.D. está convicto de que matar Wanda é a solução, contrariando os três amigos, e acaba os demitindo da missão. Mas o momento “Shang-Chi” de Jimmy e Monica é espetacular! Mano, que cena foda foi essa! Darcy só ficou olhando assustada, com aquela cara de “ei, por que não me avisaram antes?”.


Falando na Darcy, ela mostrou que não é apenas mais um rostinho bonito na série. A mina manja muito de tecnologia e já foi hackeando os sistemas de Tyler Hayward para descobrir os planos dele. Aliás, esse cara tá parecendo cada vez mais antagonista que a própria Agnes, na minha opinião. Não se espantem se ele for um skrull infiltrado, ainda mais se levarmos em conta que a próxima grande saga a ser adaptada no MCU será Invasão Secreta… anotem e me cobrem depois.


Agora, as perguntas que ficaram em relação à Monica são: qual a treta que houve entre ela e Carol Danvers e quem é esse amigo (ou amiga) com formação em engenharia espacial que irá colaborar com ela para entrar na realidade de Wanda novamente? Olha o Quarteto Fantástico chegando nas paradas aí, gente!


Descoberta interessante: o trio descobre que Hayward, na verdade, está rastreando o Visão. O porquê disso ainda é um mistério, mas aposto que é por conta da tecnologia dele, ainda mais que os rastros de energia que estão sendo rastreados estão ligados ao Vibranium… vai juntando os pontos.


Darcy descobre que as células de Monica foram transformadas a nível molecular por conta das duas passagens pela barreira (ou, pelo “Hex”). Logo, Rambeau já possui seu corpo modificado e com seus poderes à disposição. Provavelmente, veremos isso nos próximos episódios.


Outra descoberta da nerd mais fofa do MCU é que um dos arquivos de Hayward tem criptografia avançada e aparece apenas como somente leitura. O que tem nesse arquivo, é mais um mistério a ser revelado. Suspeito que seja algum vídeo mostrando a verdade sobre a invasão de Wanda ao laboratório secreto da S.H.I.E.L.D. e como ela resgata o corpo do amado.


Há teorias rolando de que ela não invadiu e roubou, mas sim, foi liberada pelo próprio diretor para levar o corpo de Visão e fazer um enterro dele, mais ou menos como o que aconteceu com Tony Stark. E que, depois disso, Wanda é pega em seu momento de fragilidade pelo verdadeiro vilão e manipulador da série.


Aqui, pausa para uma teoria que está circulando entre os fãs. Será que a S.W.O.R.D. estaria tentando recriar Ultron com as partes do corpo de Visão e, por isso, teria tanto interesse nele? Quem sabe, esses arquivos que Darcy descobriu podem trazer essa assustadora resposta para nós.


Se você é daqueles que chora quando seu herói favorito sofre ou morre, prepare a caixinha de lenços, porque vai precisar dela. Quando Visão atravessa a barreira, ele tenta pedir socorro aos agentes, afirmando que as pessoas do outro lado estão sofrendo muito. Mas, ao contrário dos prognósticos, Hayward e seus comandados deixam ele se despedaçando aos poucos, para desespero de Darcy, que reaparece correndo e metendo bronca no diretor.


Meu, essa cena foi de arrepiar até os cabelos que eu já perdi e me fazer gastar os lenços que ainda estavam em estoque. A profundidade da carga emocional que Paul Bettany e a atriz Kat Dennings entregam é absurda e maravilhosa! Tô cada dia mais apaixonado por ela (perfeita!)! E eu ainda tinha outras lágrimas a derramar por causa dela no final do episódio (calma, que logo chegaremos lá).


Agora, se eu já estava com um pé atrás sobre Hayward, ver ele ignorando Visão se transformando em pedaços por conta da barreira e, ainda por cima, algemar Darcy em um dos veículos próximos, me fez ter a certeza de que odeio ele com todas as minhas forças… que cara “siri com truta” (Steve Rogers entendeu a referência que eu quis passar).



Voltando um pouco, lembra-se de quando falei dos poderes dos filhos de Wanda? Então, Billy consegue sentir que o pai está com sérios problemas e ele e Tommy correm para avisar a mãe. E é quando Pietro manda um daqueles torpedos muito inoportunos para Wanda. “Marido morto não morre duas vezes”... ou o cara é muito sem noção ou ele quis cutucar as lembranças de Wanda e fazer ela entender que não está no controle da situação.


De toda forma, Pietro foi arremessado para longe bonito… parecia uma flecha disparada pelo arco do Gavião Arqueiro. Acho que até o Superman teria dado uma gelada vendo o que Wanda fez com seu irmão. Tipo, não tira ela do sério porque a resposta é forte e imediata… é aquela velha máxima, não mexe com quem tá quieto!


Pausa para raciocinar um pouco: supondo que ele seja o Pietro de Vingadores: Era de Ultron, como sabia que Visão tinha morrido em Vingadores: Ultimato se o próprio Pietro já havia morrido antes? Não tinha como saber. Se ele fosse o Pietro do universo da FOX, como ele sabia da treta toda sendo de outra realidade? Alguém foi falar com ele lá por acaso e pedir ajuda ao universo dos mutantes?


Analisando as duas possibilidades anteriores, é mais óbvio pensar que ele seja mesmo Mephisto (lembrem-se da frase que ele diz aos sobrinhos: “Liberem o inferno, meus demônios!”) e que esteja controlando Wanda, talvez até por conta das Jóias do Infinito vindas de outra realidade. Tipo, se os Vingadores conseguiram viajar no tempo e emprestar essas jóias, pode ser que alguém tenha tido acesso às mesmas realidades e até roubado as jóias depois que Steve Rogers as devolveu


Outra possibilidade é que sejam outras jóias de outra realidade. Contudo, acho difícil essa hipótese por conta que a saga de Thanos já foi a saga da Manopla do Infinito e não seria inteligente da Marvel seguir investindo nessa saga com outras muito bacanas podendo ser adaptadas. Porém, sabemos que a Marvel gosta de trolar os fãs e jogar o óbvio na nossa cara para rirem de nós depois dizendo “enganamos vocês”... os caras não dão ponto sem nó e é por isso que são os gigantes do entretenimento na atualidade!


Bem, depois de ler nossa resenha e chegar até aqui, como está seu coração? Se estiver ainda agitado, tome um suquinho de maracujá antes de prosseguirmos viagem na doideira, porque ainda tem mais… MAAAAAAAAIS!!! Nossa patroa, rainha e diva resolveu mostrar seus poderes para salvar Visão… e ela não brincou em serviço não! QUE CENA ÉPICA!!!



Wanda aumenta exponencialmente seus poderes e faz o Hex avançar contra o pessoal do lado de fora… ficou mitológica essa cena em termos visuais e sonoros! Não fosse pelo fato de Darcy ter sido pega também (o que me fez chorar por conta disso), eu teria surtado e feito gritaria em comemoração! Ver os caras sendo transformados em palhaços e até mesmo o helicóptero em balão foi mais incrível que algumas cenas de Vingadores: Ultimato!


Confirme Darcy, Jimmy e Mônica conversaram anteriormente, Wanda está reescrevendo a realidade a nível molecular mesmo! Pensaram que a mina era de boas? Vão sonhando! Nossa Feiticeira Escarlate é a patroa do UCM, galera! Se ela quiser, é até capaz de trazer a galera da DC para tretar junto em um crossover insano (ainda sonho em ver isso acontecer um dia)!


Não sabemos se Jimmy e Monica conseguiram escapar ou o que aconteceu com Visão e Darcy. Estou na torcida para que ela tenha sobrevivido e que, até mesmo, acabe ganhando alguns poderes e venha a ser uma das heroínas da série. Seria uma baita sacanagem se a transformassem em uma espécie de zumbi lá dentro (tadinha dela).


Bom, “e as referências e easter eggs do episódio?”, vocês devem estar me perguntando agora. Teve sim, e não foi pouca coisa não! Começamos pela lembrança do Halloween de Sokovia, na qual Wanda e Pietro vão pedir doces nas casas. Os dois aparecem fantasiados de Viúva Negra e Nick Fury (como assim???).


Lembram do filme Kick-Ass? Então, ele foi referenciado também por aqui em uma das falas de Wanda ao ver Pietro e os sobrinhos saindo correndo em supervelocidade pela cidade. Detalhe é que ambos os atores Evan Peters e Aaron Taylor Johnson atuaram juntos no filme. Ou seja, poderemos ter o retorno do Mercúrio original do UCM? E será que veremos a verdadeira face de Pietro na trama? Sinistro.


A próxima referência é o cartaz com os filmes exibidos no cinema da cidade: Os Incríveis e Operação Cupido. O primeiro filme foi lançado em 2004 e o segundo, em 1998. Nesse ponto, aquela teoria de que cada episódio se passaria dentro de uma década já cai por terra, pois temos filmes de décadas diferentes em cartaz ao mesmo tempo. Mais um bug na realidade de Wanda ou tem mais coisa aí?


Darcy também deixou uma referência para nós (essa, é mais para possibilidade) ao tentar acessar os arquivos de Hayward. ela encontra uma pasta chamada “CATARACT”, que cuja descrição abaixo do nome pode ser traduzida como “Informações de armas classificadas”. Levando-se em conta que o diretor estava rastreando Visão por conta do Vibranium dele e que a S.W.O.R.D. tem entre suas funções monitorar armas sencientes, Darcy pode ter feito uma descoberta muito impactante sobre tudo o que está acontecendo.


Você já ouviu falar de Shangri-la? Se não lembra ou nunca ouviu falar, é um lugar fictício localizado nas montanhas do Himalaia, no Tibete, dentro da Terra-616. Nos quadrinhos (Marvel Mystery Comics #45), o lugar é criado por Visão e ele é o guardião imortal de lá, descobrindo a forma de vida eterna e impedindo que os Iluminados descubram esse segredo. Essa simples menção pode ter alguma ligação com o filme Shang-Chi and The Legend of the Ten Rings (tomara que não seja apenas coisa da minha cabeça).


Mais uma referência doida é uma possível ligação com Homem-Aranha 3 (calma lá, que ainda não pirei). Um dos bonecos de Halloween é da cor vermelha e lembra um pouco o traje do herói aracnídeo. E é aí que o surto começa. Nos quadrinhos, após Mephisto tomar posse da alma da Wanda usando seu arauto Pietro Maximoff (WTH!?!), ele vai atrás de Peter Parker!


E a doideira não para por aqui não! Se Mephisto realmente aparecer na jogada, pode ter ligações com Viúva Negra e Thor: Love and Thunder, pois o capiroto já teria capturado as almas de Natasha Romanoff e Gamora. E como bem sabemos, os Guardiões da Galáxia tentarão descobrir o paradeiro de Gamora junto de Thor. Ou seja, Mephisto poderá vir a ser o futuro grande vilão do UCM!



Para finalizar, mas não menos importante, tivemos o comercial mais enigmático (e assustador) da série até o momento. Tirem as crianças da sala, porque a coisa é tensa! Um menino em uma ilha deserta está com fome e diz que comeria qualquer coisa. Um caranguejo ao seu lado. Um tubarão surge do nada e oferece ao menino um iogurte. Ele diz ao menino que também já teve fome e que o iogurte o salvou. O tubarão dá o iogurte ao menino e vai embora. O menino tenta abrir o iogurte, mas não consegue. O menino morre e vira uma caveira, sem conseguir abrir o iogurte.


Cérebro bugado e neurônios fritos? Não se desespere… também estou assim. Esse comercial derrubou (e não derrubou) uma das muitas teorias da série, a qual dizia que cada comercial se referia a uma Jóia do Infinito. O primeiro comercial, seria sobre a Jóia da Mente (torradeira). O segundo, sobre a Joia do tempo (relógio). O terceiro, sobre a Jóia do Espaço (caixa de sabonete). O quarto, sobre a Jóia da Realidade (líquido vermelho na mesa).


Nesse comercial, a lógica aplicada seria que ele se relacionaria à Jóia da Alma, por conta do sacrifício para se conseguir algo e da caveira aparecendo no final (Caveira Vermelha em Vormir). Mas, ficou muito estranho e acho que a teoria foi pro espaço. Outra possibilidade é estar conectado à morte de Visão, que simbolizaria que nada do que Wanda fizer para trazer o amado à vida funcionará, pois ele sempre estará morto.


Outra teoria que acho mais plausível é que o comercial faça ligação entre os poderes de Wanda e os moradores de Westview. No caso, a menos que Wanda liberte seus poderes, os moradores da cidade ficarão ou definhando ou em estado de loop eternamente. Mas, se ela libertar esses poderes, o vilão (representado pelo tubarão) poderá sugar eles e ficar ainda mais forte.


Yo-Magic poderia ser traduzido como “sua magia”, o que nos indica que o vilão está realmente de olho nos poderes de Wanda. Nossa feiticeira está entre a cruz e a espada e, nesse caso, ela não seria a vilã da trama, mas sim uma vítima (provavelmente, de Mephisto).


Ao final do episódio ficamos com várias perguntas: Wanda é vilã ou está sendo manipulada? Visão é o mesmo dos Vingadores ou é outra coisa? Quem apagou as memórias de Visão? Quem é Pietro na realidade? Anges está sendo controlada ou é a única ciente de tudo? O que aconteceu com Darcy? Quem é o colaborador misterioso (ou colaboradora) de Monica e Jimmy? E qual a lógica do comercial?


Enfim, mais perguntas que respostas em um dos melhores episódios (se não, o melhor) da série até agora. Aliás, cada episódio está sendo sempre melhor que o anterior. É por isso que eu amo a Marvel… eles sabem como fazer as coisas funcionarem e nos deixar malucos!


Lembrando que a Disney optou por liberar um episódio por semana. Assim, teremos resenhas semanais de WandaVision aqui no site. Prepare-se para coisas ainda mais assustadoras, surpreendentes e estranhas na série, que ainda promete muito!